O Projeto Resgatando Folclore é composto por diversas atividades reunidas, feitas por vários professores e profissionais envolvidos com a educação.
Um dos objetivos deste projeto é estimular os alunos a refletirem criticamente sobre os elementos típicos do folclore brasileiro e a criarem novas hipóteses e conhecimentos, a partir da pesquisa sistemática em torno das questões por eles levantadas.
Promover o desenvolvimento integral dos alunos, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
“Valorizar a maneira de agir, pensar, sentir de um povo, através de suas tradições culturais.”
Para nós professores da Escola Cacilda Silva, a cultura do povo precisa ser estudada, porque é objetivo de todos os governos dar ao povo melhores condições de vida. Ao comentar a revolução dos nossos tempos, um aspecto citado por Gilberto Freyre é “a luta pelo domínio, tanto quanto possível científico, do destino humano”. O autor considera esse domínio de modo algum absoluto, “pois deve conciliar-se com o daqueles valores de sempre, às vezes superiores à própria ciência e guardados pelos clássicos, pelas igrejas e pelo próprio folclore”.
O povo não tem noção de suas origens, perde suas referências, seu sentido de identidade, ficando passível de manipulação, preocupado com os modismos, e passa a consumir o que é determinado, e não o que prefere ou entende como melhor.
Para nós da Escola Cacilda Silva, o folclore deve ser estudado como disciplina autônoma, através de suas implicações antropológicas, sociais, psicológicas e estéticas, para o conhecimento, em profundidade, da cultura popular.
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