quinta-feira, 18 de junho de 2009

ENEM


Novo ENEM: MEC abre inscrições


Estão abertas, até o dia 17 de julho, as inscrições para o novo ENEM. Concluintes do ensino médio de escolas públicas e privadas e cidadãos que já tenham o 2º grau completo podem inscrever-se no portal www.mec.gov.br/enem. Todos os candidatos receberão o Manual do Inscrito, um documento com informações gerais sobre o ENEM 2009, inclusive as competências e habilidades a serem avaliadas pela prova. Além de uma redação em texto dissertativo-argumentativo, o exame será constituído de 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O novo ENEM preserva a característica de ser um exame voluntário. As suas novidades, contudo, prometem revolucionar a educação brasileira: centenas de universidades vão usar o teste como processo seletivo ou como parte dele. Cada instituição poderá usar a prova de acordo com os seus próprios critérios, com base nas notas divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ou aderir ao Sistema de Seleção Unificada. O sistema será controlado pelo próprio MEC e registrará as vagas oferecidas, selecionando os candidatos conforme as notas obtidas no exame. Outra novidade é que a prova valerá também para a certificação de conclusão do ensino médio.

Fonte: INEP

quarta-feira, 10 de junho de 2009

11 de junho de 2009- Corpus Christi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mãe

Mãe...

Não só hoje, mas todos os dias
Penso em ti com meu carinho
Ao ver-me forte cheio de vida
Devo a ti que me guiaste.
Deu-me a vida
Ensinou-me a vivê-la
Dos problemas resolvê-los
Dos medos me deste as mãos
Fazendo calmo meu coração.

Muitas vezes
Não só Mãe foste pra mimPai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.
Sempre davas um jeitinho
De poder me acompanhar.
Segurou as minhas mãos
Me mostrando o caminho a seguir.
Hoje sei como sofreste
Quando enfim soltou-me as mãos
Para que eu seguisse em frente.
Hoje sei
Que aplaude meus sucessos
Se entristece com meu pranto
Sei também que sempre estás
Braços abertos a me esperar.
Quero hoje minhaMãe
Te dizer de coração
Peço a Deus que te abençoe
Sempre em minha oração
E te abraço hoje e sempre
Com muito Amor e Gratidão.
A Festa do Dia das Mães foi organizada pela O.P.- Andréa Cabral e aprovada pela Diretora Patrícia Mendes. Agradecemos o empenho dos seguintes Professores: Adriana Soares, Cátia Porto, Maria Cristina Magalhães, Vânia Santos, Sônia Regina, Ivânia Guedes, Guilherme Mendes, Meriele Ferreira e Marta Menezes. Um agradecimento especial a Professora Marlene Rangel(Violão). E a nossa Comunidade que iluminou nossa festa com sua presença contagiante!
Patricia Mendes

Ser feliz!

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de você. É ter maturidade para falar: "Eu Errei". É ter ousadia para dizer: "Me Perdoe". É ter sensibilidade para confessar: "Eu Preciso De Você".

Maricá - Nossa homenagem!

Maricá, és mais que uma simples estrela,
Que houve atenta pedidos de criança,
Na verdade tens um brilho muito grande,
De quem te vê com os olhos de esperança...
É esse teu brilho, que quem te ama enxerga,
Que reflete ventura aonde alcança...

Fonte: http://www.marica.com.br/2001/anicidade.htm